1- Evite avenidas - o item principal da filosofia Bike na Rua é o de evitarmos as avenidas mais movimentadas e buscarmos caminhos alternativos pelo interior dos bairros.
2- A bicicleta como meio de transporte - analise o mapa da região antes de definir o caminho que será utilizado com freqüência:
a- Encontre a saída e o destino e trace uma reta.
b- Sublinhe as avenidas que você terá que cruzar.
c- Determine os melhores pontos para o cruzamento destas avenidas, dando preferência aos pontos com semáforos.
d- Sinalize as ruas paralelas mais próximas à reta rabiscada, tomando o cuidado de saber o sentido das ruas.
e- Pedale pelo caminho para checar sua realidade. O mapa às vezes engana! Procure fazê-lo num dia sem pressa. Quando este estiver definido, ficará muito fácil pedalar sem surpresas, com maior segurança.
3- Pratique a cordialidade Agradeça a gentileza concedida e, sempre que possível, ceda a vez ao pedestre ou ao motorista.
4- Cuidado ao entrar à esquerda Num cruzamento, busque a melhor forma de atravessar a rua ao entrar numa rua à esquerda.
5- Portas se abrindo - passe longe de um carro estacionado com alguém dentro porque, este pode abrir a porta sem antes olhar se você vem vindo.
6- Cuidado redobrado na chuva - os movimentos não devem ser bruscos, a velocidade deve ser reduzida e as freadas deverão ser antecipadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário